.: A FREGUESIA
  .: Infraestruturas
  .: Cultura e Desporto
  .: Saúde e Educação
  .: Acessibilidades
  .: Economia
  .: Comunicação Social
  .: Caracterização Física
  .: Caracterização Humana
  .: Toponímia
  .: Colectividades
  .: Instituições
.: DADOS HISTÓRICOS
  .: Historia
  .: Ordenação Heraldica
  .: Topónimo
  .: Património
  .: Cronologia
  .: Lendas e Tradições
  .: Novo Concelho
  .: Comarca
  .: Personalidades
  .: Curiosidades
.: TURISMO E LAZER
  .: Turismo
  .: Festas e Romarias
  .: Gastronomia
  .: Trajes caracteristicos
.: MULTIMEDIA
  .: Galeria de Fotos
  .: Foto Reportagem
  .: Videos
  .: Mapa
.: ADMINISTRAÇÃO
  .: Administrar
  .: Webmail
  .: Requisitos
.: INDIQUE O SITE
O seu nome:  
Do amigo:  
O seu email:  
Do amigo:  
 


Antiga casa de Saúde de Chão de Couce


  • Um outro estabelecimento de Saúde, edificado no período do Estado Novo no concelho de Ansião, foi a Casa de Saúde de Chão de Couce. No fim da década de 40, os três médicos residentes em Chão de Couce contribuíram para a concretização desse importante melhoramento.
  • Foram eles os Drs. João Pais de Almeida e Silva, João Quintela e Alberto Rego. Os primeiros tiveram a iniciativa, o ultimo contribuiu com o edifício, que, em meados de 1950, estava quase concluído, junto ao Pelourinho. A nova Casa de Saúde anunciava-se como uma das melhores, em termos de equipamento médico, pois iria ter Raio X, Ultra Violeta e Radioscopia. 
  • Os mentores do projecto contavam também com a garantia de colaboração do Prof. Dr. Manuel Montezuma de Carvalho, Professor da Universidade de Coimbra, que semelhantemente, se deslocaria a Chão de Couce, para dar todo o apoio possível no serviço operatório e na observação dos doentes. 


Antiga Cantina Escolar



  • A antiga cantina Escolar de Chão de Couce foi apoio dado às escolas frequentadas por crianças provenientes de meios mais carênciados, esta cantina foi obra do Comendador, e grande benemérito de todo o concelho, Alberto Mendes Rosa. Em 1954, quando visitou a sua terra Natal, ofereceu para a fundação da Cantina Escolar a avultada quantia de 250 mil escudos (1246.99 euros).
  • Três anos depois, mais concretamente no dia 3 de Agosto de 1957, dia em que receberia as insígnias de Comendador da Ordem de Benemerência, visitou a linda Cantina Escolar que maravilhou todos os presentes, pelo que significava para todas as crianças que ali poderiam tomar refeições em vez do tradicional "farnel" sempre demasiado frugal, para as crianças daquela idade. A Cantina Escolar foi transformada em pré escola tendo a duração de 28 anos. Nos dias de hoje este edificio é usado como Casa Mortuária. 




Actual Centro de saúde de Chão de Couce



  • Quatro anos após a "Revolução dos Cravos", ou seja em 1978, foram feitas obras de adaptação numa antiga escola primária de Chão de Couce, situada frente à Igreja Paroquial, para aí ser instalado o Posto Clínico de Chão de Couce.
  • Passado cerca de 20 anos, as instalações do Posto Clínico apresentavam-se bastante deterioradas, devido à antiguidade e às infiltrações de água. Informado da situação, o serviço Sub-Regional de Saúde de Leiria disponibilizou uma verba de 10 mil contos para a remodelação do antigo Posto Clínico.
  • No entanto, a Junta Freguesia local, levantou, na Assembleia de Freguesia, o problema da construção de um novo edifício que fosse destinado, de raiz, à saúde, devidamente apetrechado, que pudesse receber condignamente os milhares de utentes e dar boas condições de trabalho ao pessoal médico e auxiliar.
  • Depois de alguma polémica, venceu a proposta da Junta de Freguesia, que recolheu o apoio da Câmara Municipal de Ansião e da Sub-Região de Saúde de Leiria, e, por isso, foi assinado, no dia 4 de Março do ano 2000, um protocolo, o Presidente da Junta de Freguesia de Chão de Couce.
  • O novo Centro de Saúde de Chão de Couce, situa-se na Rua da Ramalha, e, no inicio da sua construção, com a colaboração da Sub-Região de Saúde de Leiria, que concedeu um subsídio de 10 mil contos para o efeito, e sobretudo, com a boa vontade da Junta de Freguesia que foi quem teve a iniciativa, e sobre cujos ombros caiu a responsabilidade de gerir as obras que, finalmente, chegaram ao fim.
  • A inauguração ocorreu no dia 28 de Julho de 2001 com a presença das entidades cooperantes, de muito povo e da Secretária de Estado Adjunta do Ministro da Saúde Carmen Pignatelli, que foi quem presidiu. 
  • Para trazer uma maior comodidade aos utentes, evitando deslocações necessárias a outro local a fim de aviarem as suas receitas médicas, e para ser instalada em melhores condições, foi transferida para próximo do novo Centro de Saúde a antiga Farmácia Rego, sendo assim a actual Farmácia Reis Freire.


O centro de Bem-Estar social



  • O Centro Paroquial de Chão de Couce foi transformado em Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em meados da década de 1980, passando a denominar-se Centro de Bem-Estar Social de Chão de Couce, cabendo a sua Direcção ao respectivo Pároco, actualmente, o Padre Manuel Martins.
  • Nessa altura contava com mais de 50 crianças (das freguesias de Chão de Couce, Maçãs de D.Maria e Aguda), tinha 8 funcionários (uma educadora de infância, duas vigilantes de educação, uma cozinheira, duas empregadas auxiliares, uma escrituraria e um motorista) e despesas anuais no valor de 3 mil contos.
  • Actualmente, o Centro de Bem-Estar Social de Chão de Couce, nas suas duas valências, Creche e Jardim de Infância, tem cerca de 80 crianças, não só de Chão de Couce, mas também da vizinha freguesia de Maçãs de D. Maria e dos Cabaços (do concelho de Alvaiázere). 
  • As crianças almoçam e lancham no Jardim e são provenientes de famílias pobres, que nada ou pouco pagam. A instituição viveu de donativos de várias entidades e benfeitores, mas actualmente depende sobretudo dos subsídios do Estado (através da Segurança Social) e dos pagamentos dos pais, calculados de acordo com os seus rendimentos.
  • Criado em 1972 pelo Padre Adriano Santo, ao tempo pároco desta freguesia, para dar apoio a crianças na idade pré-escolar, teve, e tem, como berço o Centro Paroquial, cujas instalações são nesta altura insuficientes. Das 13 crianças iniciais passou para as oito dezenas, que são as que ali se encontram actualmente, cujas idades vão dos 3 meses aos cinco anos, e, dizem-nos, mais teria se houvesse espaço para as acolher.



A acção social é um direito inegável do cidadão. Este deve ser alvo de um acompanhamento eficaz, de forma a viver de forma digna e segura. Consciente dessa responsabilidade, a Freguesia de Chão de Couce sempre amparou os seus habitantes, sendo o apoio social da Freguesia prestado por instituições devidamente certificadas para o efeito, nomeadamente o Centro de Bem-Estar Social de Chão de Couce, instituída no dia 15 de Abril de 1941, com o objectivo de ajudar os mais desfavorecidos e contribuir para a promoção da cultura e de lazer, a Fundação Fernanda Marques, com origem numa decisão de dois naturais de Chão de Couce tendo sido inaugurado sob a presidência do Ministro da Saúde de então Dr. Arlindo de Carvalho. Actualmente tem três valências: Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.



No que respeita à saúde, uma extensão de saúde tem aqui lugar, a extensão de saúde de Chão de Couce, prestando os cuidados básicos e primários á população, sendo que em casos de maior gravidade, os habitantes deslocam-se ao Centro Hospitalar de Coimbra (Covões), Hospital de Pombal e ao Centro de Saúde de Ansião. De realçar que se encontra uma farmácia disponível nesta Freguesia, para quem tenha necessidade de usufruir deste serviço. Estão também ao dispor da população duas clínicas privadas



A educação é o futuro de qualquer civilização. Nela reside a chave do saber e da cidadania. Assim sendo, desde os primeiros rabiscos até aos mais solidificados conhecimentos, as crianças aprendem em infra-estruturas que são o fruto da preocupação de cultivar a educação.


A Freguesia de Chão de Couce está munida de duas escolas, a Escola EB 1 de Chão de Couce e a  Escola EB1 de Pedra do Ouro, durante o ano lectivo 2011/2012, serão substituídas pelo novo Centro Escolar, construído junto à Zona de Lazer. Para prosseguirem os seus estudos, os alunos deslocam-se para Ansião e Avelar. Está também esta Freguesia equipada com um Jardim-de-infância, na sede de Freguesia.







teresa gomes
Procuro informações sobre a origem do nome da rua da Centieira. Li que em tempos teria sido uma estrada real?Gostaria de saber mais sobre este detalhe.muito grata


Fernando Almeida Santos
Faz hoje 83 anos que Chão de Couce vibrava com as festas de inauguração do Retábulo de Nossa Senhora da Conceição na sua Igreja Matriz, obra (a última) do grande Mestre José Malhoa. \r\nNão venho aqui falar da beleza desta obra, nem do seu autor, porque para isso me falta engenho e arte. Mas posso falar do orgulho que todos sentem por termos na nossa Igreja tão bela obra.\r\nA comemoração dos 100 anos vem já aí. Será,  também para os que cá estiverem, oportunidade de fazer uma grande festa.



    
.: SONDAGEM

.: NEWSLETTER

Email:
 




33717 visitas até o momento.