.: A FREGUESIA
  .: Infraestruturas
  .: Cultura e Desporto
  .: Saúde e Educação
  .: Acessibilidades
  .: Economia
  .: Comunicação Social
  .: Caracterização Física
  .: Caracterização Humana
  .: Toponímia
  .: Colectividades
  .: Instituições
.: DADOS HISTÓRICOS
  .: Historia
  .: Ordenação Heraldica
  .: Topónimo
  .: Património
  .: Cronologia
  .: Lendas e Tradições
  .: Novo Concelho
  .: Comarca
  .: Personalidades
  .: Curiosidades
.: TURISMO E LAZER
  .: Turismo
  .: Festas e Romarias
  .: Gastronomia
  .: Trajes caracteristicos
.: MULTIMEDIA
  .: Galeria de Fotos
  .: Foto Reportagem
  .: Videos
  .: Mapa
.: ADMINISTRAÇÃO
  .: Administrar
  .: Webmail
  .: Requisitos
.: INDIQUE O SITE
O seu nome:  
Do amigo:  
O seu email:  
Do amigo:  
 


  • Em 1371, a Quinta de Cima foi habitada por D. Fernando e D. Leonor Teles, para ali esconderem os seus amores tão contestados na época. Em carta de 4 de Junho de 1451, Afonso V, fez a doação da quinta, ao Conde de Vila Real, D. Pedro de Meneses.
  • Em 12 de Novembro de 1514, D. Manuel I, deu foral “pera a villa do Couce”, bem como às vilas de Avelar, Pousaflores, Aguda e Maçãs de D. Maria. Este conjunto de vilas passou a ser designado por “Cinco Vilas” sendo o centro desta unidade, a cabeça, Chão de Couce.
  • Filipe I confirmou estes forais em 7 de Outubro de 1594.
  • A Quinta de Cima passou para a Coroa em 1641 e para a Casa do Infantado até 1834, vindo posteriormente a passar para as mãos de particulares, primeiro como propriedade aforada, ao Sr. António Lopes do Rego, Sargento-Mor e Cavaleiro da Ordem de Cristo, antepassado dos actuais proprietários, que em 25 de Novembro de 1851, a remiu pela quantia de 162$240 rs.
  • Em 31 de Dezembro de 1836, com a divisão territorial, os cinco concelhos da comarca das Cinco Vilas passaram a integrar dois concelhos criados então, o de Chão de Couce, com as freguesias de chão de Couce, Avelar e Pousaflores e o de Maçãs de D. Maria, com Maçãs de D. Maria, Aguda e Arega.
  • Em 1855, por decreto de 24 de Outubro é extinto o concelho de Chão de Couce, passando esta freguesia, bem como o de Avelar e Pousaflores a integrar o concelho de Figueiró dos Vinhos. Finalmente, por decreto de 7 de Setembro de 1895 passou Chão de Couce a integrar o concelho de Ansião ao qual ainda hoje pertence.
  • A Associação Cultural e Recreativa Margaridas da Serra, foi fundada em 28 de Maio de 1985.
  • A Associação de Cultura, Recreio e Beneficência, teve a data da sua fundação, em 15 de Abril de 1941.
  • O Centro de Bem-estar Social é uma obra de carácter paroquial e iniciou a sua actividade em 1 de Outubro de 1972.
  • O Centro Pastoral da Região Sul foi inaugurado em 28 de Abril de 1988, servindo os concelhos da região Sul da Diocese de Coimbra.








teresa gomes
Procuro informações sobre a origem do nome da rua da Centieira. Li que em tempos teria sido uma estrada real?Gostaria de saber mais sobre este detalhe.muito grata


Fernando Almeida Santos
Faz hoje 83 anos que Chão de Couce vibrava com as festas de inauguração do Retábulo de Nossa Senhora da Conceição na sua Igreja Matriz, obra (a última) do grande Mestre José Malhoa. \r\nNão venho aqui falar da beleza desta obra, nem do seu autor, porque para isso me falta engenho e arte. Mas posso falar do orgulho que todos sentem por termos na nossa Igreja tão bela obra.\r\nA comemoração dos 100 anos vem já aí. Será,  também para os que cá estiverem, oportunidade de fazer uma grande festa.



    
.: SONDAGEM

.: NEWSLETTER

Email:
 




33717 visitas até o momento.