.: A FREGUESIA
  .: Infraestruturas
  .: Cultura e Desporto
  .: Saúde e Educação
  .: Acessibilidades
  .: Economia
  .: Comunicação Social
  .: Caracterização Física
  .: Caracterização Humana
  .: Toponímia
  .: Colectividades
  .: Instituições
.: DADOS HISTÓRICOS
  .: Historia
  .: Ordenação Heraldica
  .: Topónimo
  .: Património
  .: Cronologia
  .: Lendas e Tradições
  .: Novo Concelho
  .: Comarca
  .: Personalidades
  .: Curiosidades
.: TURISMO E LAZER
  .: Turismo
  .: Festas e Romarias
  .: Gastronomia
  .: Trajes caracteristicos
.: MULTIMEDIA
  .: Galeria de Fotos
  .: Foto Reportagem
  .: Videos
  .: Mapa
.: ADMINISTRAÇÃO
  .: Administrar
  .: Webmail
  .: Requisitos
.: INDIQUE O SITE
O seu nome:  
Do amigo:  
O seu email:  
Do amigo:  
 

+ Clique para ampliar


  • A freguesia de Chão de Couce situa-se na parte sudeste do concelho de Ansião, enformada entre as seguintes freguesias: a norte, Cumieira, do concelho de Penela, e Lagarteíra, do concelho de Ansião; a oeste, a sede concelhia, Ansião; a sul e sudoeste, Pousaflores; a este, a conterrânea Avelar e a fregueses da Aguda, de concelho de Fígueiró dos Vinhos; e a sudeste, Maças de D. Maria, do concelho de Alvaiázere.
  • As serras que pertencem à Freguesia, na, totalidade ou em, parte, são a Serra da Nexebra, localizada a sul (com 473 na); a Serra da Mata, a sudoeste (422 m); a Serra da Ameixieira, a oeste, com vários cumes (perto do Casal Soeiro atinge os 492 m, acima do lugar da Ameixieira, os 445 m, e perto do lugar da Serra do Mouro, os 407 na); e a, noroeste, a Serra dos Carrascos, também conhecida como Serra dos Carvalhos (com 349 m).
  • Do lado nascente destas serras, espraia-se uma longa e fértil planura, a Baixa de Chão de Couce, cortada quase a meio pela antiga Estrada Nacional 110, que a percorre no sentido Sul-Norte; e atravessada, na parte Norte, pelo Itinerário Complementar 8, no sentido Oeste-Este.
  • Embora de pequeno caudal, porque nascem ali perto, nas dobras das serras, várias são as linhas de água que atravessam a várzea de Chão de Couce, sendo de destacar os Ribeiros da Serra do Mouro (também chamado da Amieira) e de Chão de Couce.
  • A Freguesia engloba, na zona da Serra, os lugares de Alqueidão, Ameixieira, Casal Soeiro, Furadouro, Lagoa, Maxial (parte de Chão de Couce), Ribeirinho, Serra, Serradinhos e Serra do Mouro.
  • Na Baixa de Chão de Couce, encontram-se os lugares de Amieira, Bacelinhos, Barroca, Cabecinho, Casal de Baixo, Chão de Couce, Câmaras, Corga, Fonte, Eiras, Espinheira, Galegas, Lameiras, Moita, Outeiro da Mó, Pedra do Ouro, Pinheiro, Poeiro, Pombais, Pontão, Pente do Freixo, Portelanos, Quinta de Baixo, Quinta de Cima, Ramalha, Relvas, Salgueiral, Serrada da Mata, Tojeira, Trás da Vinha, Venda Nova (parte de Chão de Couce) e Vila Pouca.
Latitude 
39°53'32.71"N 
Longitude 
8°22'5.71"W 








teresa gomes
Procuro informações sobre a origem do nome da rua da Centieira. Li que em tempos teria sido uma estrada real?Gostaria de saber mais sobre este detalhe.muito grata


Fernando Almeida Santos
Faz hoje 83 anos que Chão de Couce vibrava com as festas de inauguração do Retábulo de Nossa Senhora da Conceição na sua Igreja Matriz, obra (a última) do grande Mestre José Malhoa. \r\nNão venho aqui falar da beleza desta obra, nem do seu autor, porque para isso me falta engenho e arte. Mas posso falar do orgulho que todos sentem por termos na nossa Igreja tão bela obra.\r\nA comemoração dos 100 anos vem já aí. Será,  também para os que cá estiverem, oportunidade de fazer uma grande festa.



    
.: SONDAGEM

.: NEWSLETTER

Email:
 




33034 visitas até o momento.