Associativismo

• Agrupamento de Escuteiros 9064 de Chão de Couce
 
Contacto : Chefe: José França
Telemóvel: 968068616
 
O Agrupamento de Escuteiros 9064 de Chão de Couce (Ansião) deu os seus primeiros passos a 08 de Dezembro de 2008. A ideia surgiu a partir do Chefe José França que com a ajuda do Pároco Jorge Arcanjo, partiram desde logo à criação deste agrupamento. As actividades tiveram o seu inicio a 03 de Janeiro de 2009.
 
Ao contrário do que se pensaria, tudo correu da melhor forma e a 23 de Maio de 2009, foram feitas as primeiras promessas que contaram com um total de 13 Lobitos, 10 Exploradores, 7 Pioneiros, 5 Caminheiros e ainda a promessa de Rosa Nunes, actual chefe da Alcateia ( Lobitos).
 
Quase a iniciar o terceiro ano escutista, o Chefe de Agrupamento, José França, tem em mãos mais de meia centena de escuteiros das quatro secções.
 
Referenciado algumas vezes por meios de comunicação social, o 9064 é bem elogiado pelo rigor, espírito de equipa, união, força e garra para continuar.
Muito bem apoiados pela Câmara Municipal de Ansião, somos o único agrupamento do nosso concelho.
 
• Associação Cultural e Recreativa Margaridas da Serra
 
A Associação Cultural e Recreativa “Margaridas de Serra" surgiu, em meados da década de 1980, na Serra do Mouro. A sua principal valia é o seu Rancho Folclórico, para alem de outras actividades, nomeadamente participação nos jogos desportivos do concelho de Ansião, campeonatos de "sueca", etc.
O Rancho Folclórico "Margaridas da Serra", procedeu a uma recolha na região de forma a preservar os diversos aspectos da etnografia local. A designação de “Margaridas" ficou a dever-se a grande quantidade de flores daquele tipo que ali surge, na Primavera.
 
O Grupo tem cerca de meia centena de figurantes, com idades compreendidas entre os 7 e os 70 anos, que se distribuem pelos pares de dança, cantadores e tocata. Esta última compõe-se de três acordeões, um bombo, uma viola, ferrinhos, reco-reco, pandeireta e tréculas.
Este Rancho tem participado em numerosos festivais de folclore de norte a sul do país.
 
• Associação de Cultura, Recreio e Beneficência de Chão de Couce
 
A Associação de Cultura, Recreio e Beneficência de Chão de Couce foi instituída no dia 15 de Abril de 1941, com o objectivo de ajudar os mais desfavorecidos e contribuir para a promoção da cultura e de lazer. A música, a beneficência (organização de uma colónia balnear; gratuitidade das consultas médicas para os filhos dos associados, em idade escolar; concessão pontual de subsídios em dinheiro a famílias carenciadas) e o desporto, suas principais áreas de acção, tiveram um desenvolvimento até então inimaginável.
 
A Associação foi também palco de interessantíssimos debates e reflexões, apresentando muitas conferências dedicadas a temas contemporâneos de interesse de toda a comunidade local.
 
No aspecto lúdico, os sócios encontravam diversos jogos à sua disposição na sede da colectividade, nomeadamente, pingue-pongue, cartas, damas, quino (lota), domine, xadrez e bilhar, entre outros.
 
Actualmente, esta Associação encontra-se num vazio directivo, desde o ano de 2011. Depois de várias tentativas, não foi possível constituir os órgãos sociais (Assembleia, Direcção e Concelho Fiscal). De acordo com os estatutos da Associação, o património da mesma, está sob gestão da Junta de Freguesia.
 
• Lusitano Ginásio de Chão de Couce
 
O Lusitano Ginásio Clube de Pedra do Ouro, fundado em 1958, germinou graças a um grupo de jovens que, poucos anos antes, começou a reunir-se, ao domingo, com alguma regularidade, na Pedra de Ouro, para praticar futebol, um desporto que começava a conquistar grande popularidade na região.
 
Os treinos decorreram, durante muito tempo, num terreno em Relvas, que ficou conhecido como Campo de Futebol do Carvalhal de Manuel Rosa. Depois de várias tentativas frustradas, o Clube logrou envergar o seu primeiro equipamento, em segunda mão, cedido generosamente por um natural da Freguesia, a Sr. Alberto Faustino, Director do Lusitano de Évora.
 
A ideia de transferir o Clube para a sede da Freguesia não foi acolhida pacificamente, mas o então Pároco, Padre Manuel Gaspar Furtado, geriu o conflito e conseguiu consensualmente alterar o nome do Clube para Lusitano Ginásio de Chão de Couce e a localização do mesmo. No entanto, começaram tempos de algum esmorecimento.
 
Com a chegada de Padre Adriano Simões Santo a Chão de Couce, a colectividade conheceu novo dinamismo, com a edificação de um novo campo de jogos, no Salgueiral (24 de Setembro de 1967), e respectivos Balneários.
 
Em 1979, o Lusitano ginásio integrou-se na Associação de Cultura, Recreio e Beneficência de Chão de Couce, onde se manteve até 1993. No dia 25 de Julho de 1999, ocorreu a inauguração da nova Sede da Colectividade.
 
Em termos de actividade, o Clube logrou passar da 2.ª Divisão Distrital a 1.º Divisão Distrital; na época de 1999/2000, foi promovido à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria; que disputou energicamente, na época seguinte, tendo ficado muito próximo da subida à 3.ª Divisão Nacional.
 
Em 18 de Agosto de 2007, foi inaugurado pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ribeiro Marques, o sintético do Campo de Jogos "Dr. Alberto Rego, sendo nesta data o primeiro sintético do concelho.
 
Actualmente o clube possui quatro escalões de formação: traquinas, benjamins, iniciados e juvenis.
 
• Centro de Bem-estar Social de Chão de Couce
 
Telefone : 236 623 249
 
O Centro de Bem-estar Social é uma obra de carácter paroquial e iniciou a sua actividade em 1 de Outubro de 1972. 
Actualmente tem três valências: Creche, Jardim de Infância e O.T.L.
 
• Centro Pastoral da Região Sul
 
Centro Pastoral da Região Sul da Diocese de Coimbra.
Esta infraestrutura foi edificada em Chão do Couce por ser considerada a Freguesia mais central de toda a região. Situado no lugar da Mó, nas abas da Serra da Nexebra, a cerca de 509 metros da Igreja Paroquial, começou a construir-se no dia 31 de Maio de 1984, com a cerimónia de lançamento da Primeira Pedra, presidida pelo Sr. Bispo de Coimbra, D. João Alves.
Em menos de quatro anos, este edifício, inspirado na Casa Diocesana de Santos (cidade brasileira geminada com Ansião), ficou concluído, graças ao empenho do Pároco local, o Cónego Adriano Simões Santo.
 
Foi inaugurado a 22 de Maio de 1988 e, nos seus 14 anos de existência, tem acolhido múltiplas actividades: Encontros de Jovens e Adolescentes, Encontros de Casais, Cursos de Preparado para o Matrimónio, Grupos de Escutismo, Catequese, Cursos de Formado Religiosa, Reuniões de Sacerdotes e de Leigos e Retiros de Grupos ligados às Paróquias de toda a Região Pastoral.
 
• Fundação D. Fernanda Marques
 
Telefone : 236 623 383
A Fundação D. Fernanda Marques, tem origem numa decisão de dois naturais de Chão de Couce tendo sido inaugurado sob a presidência do Ministro da Saúde de então Dr. Arlindo de Carvalho.
Actualmente tem tês valências: Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário