Gastronomia

A gastronomia da terra é rica e variada, onde o património humano afirma-se como do mais rico que aqui pode encontrar, pois em cada lugar encontrará pessoas humildes e hospitaleiras.
 
Pratos Típicos:
 
• Cozido com Couves, Cominhos e Carne de Peito (prato típico da matança do porco);
 
• Cacholada das Matanças (prato típico da matança do porco);
 
• Couves Miúdas com Feijão-Frade;
 
• Migas de Broa acompanhadas de Sardinha Assada;
 
• Sarrabulho.
 
Couves com Cominhos
Ingredientes: carne da barriga, bofe, espinhela, coração, goela, presunto (do ano anterior), chouriço ou salpicão (da matança anterior), morcela (feita na véspera, dia da matança), azeite q.b., couve lombarda branca, cominhos, arroz e sal q.b.
Preparação: Cozer as carnes temperadas com sal, um poucochinho de caminhos e um fio de azeite. Depois de cozidas, retiram-se as carnes e um pouco de caldo, colocando no restante as couves bem apertadas. Deixar cozer e, perto do final da cocção, acrescentar mais cominhos. Fazer arroz no caldo que se separou da cozedura das carnes. Servir em travessas separadas, urna com couves; outra com as carnes gordas, os enchidos e o presunto; urna terceira, com o coração, bofe, goela e espinhela; e a última, com arroz.
 
Cacholada das Matança
Ingredientes: ossos do espinhaço, costelas, alho, vinho tinto, colorau picante, louro, azeitem, mioleira, batata e sal q.b.
Preparação: Cortar os ossos e as costeletas em bocadinhos pequenos, colocar num tacho de barre juntamente com os alhos picados, o louro, o colorau picante, um pouquinho de vinho tinto e o azeite, e levar a refogar em lume brando. Acrescentar uns golinhos de vinho, de quando em quando. Quando o refogado estiver quase pronto, adicionar os miolos (mioleira) desfeitos, para ajudar a engrossar o molho. Servir acompanhado de batatas cozidas.
 
Vinhos da Região:
São néctares da região, os Vinhos Maduros (Tinto e Branco).
 
Doces Regionais:
Reinam sobre a confeitaria da região, Arroz Doce, merendeiras doces e Bolo de Noiva.